top of page

Vamos passear?

Com a chegada da primavera e do verão, a temperatura fica mais agradável e os dias mais longos: um convite perfeito para mais passeios ao ar livre e programas junto à natureza. Você nem precisa falar duas vezes, nem termina a palavra mágica PASSEAR e aquele rabinho abanando já está na porta ansioso para sair. Essa parece a descrição da maioria dos lares com pets que adoram uma saidinha com o seu tutor, mas e se teu amigão não estiver mais curtindo esses momentos como antigamente? Se a empolgação para sair passear ou durante o passeio não é mais a mesma? Entre outros fatores, uma das causas pode ser devido às doenças relacionadas ao movimento e hoje aqui vamos abordar esse assunto, mas lembre-se de sempre consultar seu médico veterinário de confiança, pois somente ele poderá avaliar caso a caso e diagnosticar seu pet.



As doenças osteoarticulares são presentes em pequenos animais, sendo a osteoartrite uma das mais frequentes. Ela apresenta-se como uma doença degenerativa de evolução lenta, caracterizada por dores nas articulações, limitação do movimento e graus variados de inflamação local. Estima-se que a osteoartrite afeta 1 em cada 5 cães com idade superior a um ano, e nos felinos é a causa mais comum de dor crônica, sendo que 61% dos gatos acima de 6 anos já possuem alguma articulação acometida e 90% dos gatos acima de 12 anos apresentam a doença. Os principais fatores de risco são, principalmente, a idade, desgaste excessivo oriundo do esforço físico constante, obesidade, fatores genéticos, fatores nutricionais, alinhamento de membro, traumatismos, entre outros. A doença é mais comum em animais idosos, mas também pode ocorrer em qualquer fase da vida do animal.


O tratamento é feito buscando aliviar o desconforto e a dor, prevenir ou retardar o desenvolvimento de novas alterações degenerativas, restaurando as articulações afetadas. O melhor tratamento para cada caso será definido pelo médico veterinário e poderá associar condutas clínicas, fisioterapia, hidroterapia, acupuntura e outras terapias alternativas, além do uso de medicamentos. O tratamento medicamentoso, muitas vezes, inclui o uso de corticoides, que têm bons resultados, mas não podem ser usados por um tempo prolongado devido aos diversos efeitos colaterais secundários.

É no uso de suplementos que a Farmácia de Manipulação pode contribuir (e muito!!!) no tratamento do seu pet, com o uso de fitoterápicos e nutracêuticos, que têm estudos científicos comprovados para o tratamento de doenças articulares e inflamatórias, sem apresentar efeitos colaterais mesmo administrados a longo prazo.


Hoje ainda não foi identificado um único tratamento específico, mas está comprovado que os suplementos nutracêuticos e fitoterápicos podem desempenhar um papel importante no controle da inflamação e da dor. Esses suplementos auxiliam na prevenção e tratamento de doenças articulares, atuando na regeneração e recuperação da cartilagem, reduzindo a dor e aumentando a capacidade motora, sem todos os efeitos negativos associado ao uso dos corticoides. Além disso, são indicados para a melhora da mobilidade e lubrificação das articulações, auxiliando no desenvolvimento motor e diminuição da inflamação. Podemos citar os mais utilizados na rotina clínica: glucosamina, condroitina, colágeno hidrolisado e colágeno tipo II (são diferentes, viu?), curcumina, boswellia, vitaminas D e K2, ácido hialurônico, MSM, entre outros. E ainda existem outros em estudo, como diferentes tipos de colágeno oriundos de peixes e arraias para os pets alérgicos a produtos de origem bovina ou do frango.

Cada vez mais a medicina veterinária tem evoluído para garantir uma melhor qualidade e expectativa de vida para os pets, não só como medicina corretiva, mas também antecipando e adiando a ocorrência de doenças. A prevenção deve iniciar o quanto antes com o uso de suplementos que cuidem da saúde articular e auxiliem no manejo da dor. Sempre busque auxílio e orientação do seu médico veterinário de confiança e conte com a manipulação veterinária para personalizar e potencializar o tratamento do seu pet, proporcionando maior longevidade com melhor qualidade de vida.




Por Jordana Dutra Mendonça (54) 9 9155.7758

@unicefarma




2 visualizações0 comentário
bottom of page