top of page

MAS AFINAL. POR QUE NAO POSSO MANIPULAR SEM RECEITA?


Mais uma sexta-feira começando na farmácia. Véspera de final de semana é corrido, pois sempre tem as urgências das clínicas ou aqueles tutores que vão ficar sem medicação para o final de semana e sempre encaixamos para ninguém ficar sem remédio. Toca o telefone e nele um tutor querendo encomendar a repetição da medicação da sua cachorrinha, mas dessa vez com uma nova dose, pois na última consulta o veterinário disse que podia aumentar a medicação de 2,5mg para 3mg. "Ok, o senhor poderia me encaminhar a foto da receita?", solicita a nossa atendente. "Ah, ele só falou na consulta, mas não me deu nada por escrito", responde. Informamos que não podemos fazer a manipulação, pois não temos a segurança e a documentação necessária para fazer a troca de dosagem. Muito incomodado, o tutor desliga o telefone alegando que vai comprar em outro local que não tem tanta "frescura e exigências sem cabimento" para fazer o pedido, pois ele compra qualquer medicamento na internet ou em outras lojas sem receita.


Esse relato é mais comum do que vocês possam imaginar. Diariamente nos deparamos com tutores que querem seguir com doses diferentes do comum, encomendar novos tratamentos sem receita (pois eles compram na internet sem receita) ou retomar um esquema terapêutico de um ano atrás, pois daquela vez deu certo e os sintomas são exatamente iguais. E sempre, quando questionados se possuem a receita do veterinário, se surpreendem com a necessidade. Às vezes, até o próprio médico veterinário não sabe dessa exigência.


MAS AFINAL. POR QUE NÃO POSSO COMPRAR SEM RECEITA?

A farmácia de manipulação existe para ser uma aliada do médico veterinário no cuidado do pet, sendo responsável por aviar a Preparação Magistral Veterinária, que é aquela preparada no estabelecimento que manipula o produto, contendo no rótulo os dizeres "USO VETERINÁRIO". A farmácia deve atender a uma Prescrição Médica Veterinária, que estabelece sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. A prescrição de produtos manipulados veterinários é de responsabilidade do Médico Veterinário, devidamente inscrito no seu conselho de classe. O farmacêutico na Farmácia de Manipulação está ali para auxiliar o veterinário e o tutor na escolha do melhor veículo e forma farmacêutica adequada de acordo com a estabilidade do medicamento e as particularidades do paciente. É nossa função que o paciente obtenha o melhor resultado do seu esquema terapêutico para que todos no final estejam satisfeitos: o médico veterinário com o sucesso do tratamento prescrito, a farmácia com a adesão ao tratamento, e o tutor e o paciente, que terá sua condição de saúde melhorada.


Importante: As informações contidas nesse artigo foram consultadas nas legislações pertinentes do MAPA

(Decreto 5053/2004, IN 11/2005, IN 41/2014 e IN 35/2017).


Dessa forma, a prescrição magistral veterinária é uma ferramenta importante na rotina clínica, e para cumprir sua função ela deve conter algumas informações básicas e de extrema importância para essa interação:

• NOME, RAÇA E PESO DO PACIENTE: a avaliação farmacêutica passa pela conferência de doses e veículo a ser utilizado. Existem diferenças entre as raças que fazem com que o veículo de algumas fórmulas seja diferente ou ativos devam ser evitados para cães, gatos ou aves.

• NOME COMPLETO E ENDEREÇO DO TUTOR: isso é uma segurança para o médico veterinário, pois mais de um tutor pode usar a mesma receita para pets diferentes, e não tem como a farmácia saber, principalmente quando são medicações que não precisam ter a sua receita retida (medicamentos de uso diário, por exemplo). Meg, Billy, Toby e Thor são nomes comuns e sem os dados do tutor não temos como garantir que aquele paciente já foi atendido.

LOCAL E DATA DA EMISSÃO DA RECEITA: importante para sabermos quando esse atendimento foi realizado e quando o tratamento deve ser iniciado. Sem essa data pode ser que o tutor tente usar essa receita em um momento/condição diferente daquele apresentado na consulta veterinária.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO: fundamental indicar se o medicamento deve ser usado por 14 dias, 30 dias ou se é de uso contínuo, para o tutor não ficar repetindo a medicação sem necessidade ou sem a reavaliação. É comum na reavaliação o médico veterinário seguir com o tratamento por mais um período, e essa informação deve ser passada para a farmácia de forma clara.

• DADOS COMPLETOS DO MÉDICO VETERINÁRIO PRESCRITOR COM NOME, ASSINATURA, NÚMERO DE INSCRIÇÃO NO CRMV E NÚMERO DO MAPA (PARA AS MEDICAÇÕES DE CONTROLE ESPECIAL): esses dados são essenciais, pois é do médico prescritor a responsabilidade dos dados ali contidos.

• INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O ESTADO CLÍNICO DO PACIENTE OU RESTRIÇÕES: esses são dados adicionais não obrigatórios, mas que ajudam a farmácia a encontrar as melhores opções como, por exemplo, fazer uma solução para um momento de deglutição de comprimidos dificultados ou retirar algum componente da formulação ao qual o paciente tem intolerância ou está em triagem de alergia, como proteína de origem animal, por exemplo.

Podem parecer informações excessivas, mas elas são fundamentais para o sucesso da manipulação. Então fica aqui o nosso alerta. Para os tutores: seu pet é único, e cada momento é único. Não use produtos sem a indicação do veterinário, pois uma tosse do seu pet pode ser até sintomas cardíacos, uma coceira pode ser mais que uma picada de pulga, e o tratamento que deu certo uma vez ( ou para o cão do vizinho) pode não ser eficaz dessa vez. E para os veterinários: seu atendimento é único, sua receita com todos os dados solicitados é única e a garantia de que sua prescrição será atendida para o paciente avaliado e pelo período indicado. A avaliação do farmacêutico é fundamental para, juntos, sermos aliados no bem-estar dos pacientes. Na Unice Fórmulas Únicas Farmácia de Manipulação respeitamos a sua prescrição e a legislação. Conte sempre com a farmácia de manipulação para personalizar seus tratamentos e facilitar o dia a dia dos pets e tutores.


JORDANA OUTRA MENDONÇA-CRF/RS14030

Diretora e Farmacêutica da UNICE Fórmulas Únicas



W Mali Mezanino -17b - Rua Alfredo Chaves, 1208 -Caxias do Sul - RS 1 (54) 99155.7758



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page