top of page

ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA VETERINARIA, PARA QUE SERVEM?


Você sabe o que o veterinário que trabalha com endocrinologia pode fazer pelo seu pet? A endocrinologia é a área da medicina veterinária que lida com desbalanços hormonais e metabólicos. O aumento da expectativa de vida e os hábitos alimentares dos nossos pets são alguns fatores que podem contribuir para o surgimento desses desbalanços. Nos hormonal adequado para cada paciente. O tratamento muitas vezes consiste em suplementar o hormônio que está em falta, como no caso da diabetes mellitus, do hipoterioidismo e da Síndrome de Addison, ou diminuir a produção de um hormônio em excesso, como ocorre na Síndrome de Cushing. Outros tratamentos incluem remoção cirúrgica de tumores adrenais ou radioiodoterapia, quando possível, nos casos de hipertireoidismo felino.


Além desses desbalanços hormonais, o veterinário que trabalha com endocrinologia também faz diagnóstico e tratamento de um problema cada vez mais frequente na clínica de pequenos animais: a obesidade.

O excesso de tecido adiposo mantém o paciente em um estado pró-inflamatório, deixando-o predisposto a doenças hepáticas, doenças do pâncreas, entre outras.

cães, as endocrinopatias mais comuns são diabetes mellitus e Síndrome de Cushing; nos felinos há mais casos de hipertireoidismo e diabetes mellitus.

As doenças endócrinas ocorrem quando há hiper ou hipofunção de uma glândula secretora de hormônios. O veterinário que cuida desta parte hormonal consegue identificar uma endocrinopatia a partir da clínica do pet, dos exames de triagem e, quando necessário, do exame Algumas doenças endócrinas têm sinais muito inespecíficos, mas é importante se atentar a alguns sinais de alerta: perda de peso muito depressa, ganho de peso e/ou sobrepeso, ingestão de água e produção de urina aumentadas, muito apetite, problemas recorrentes de pele e perda de pelos significam que seu melhor amigo pode estar sofrendo de alguma endocrinopatia e vai se beneficiar de uma consulta com um especialista na área.


LUCIANA DE JESUS

Médica Veterinária formada com LáureaAcadêmica na UFRGS, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia Veterinária e mestre em Ciências Veterinárias pela UFRGS com ênfase em endocri­nologia e metabologia de pequenos animais


WhatsApp: (54) 99210.9821

E-mail: lucianadjesus.vet@gmail.com

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page