A importância da saúde emocional dos tutores para seus Pets

ESPAÇO ZEN | Alana de Andrade Reis

Quantos aqui já ficaram tristes ou deprimidos com a perda de um amigo de quatro patas, seja por causa de alguma doença, da idade ou separação amorosa?

Quantos já tiveram dificuldade de lidar com um diagnóstico mais sério do seu pet ou com a adoção de um animal resgatado de maus tratos?

Acredito que a grande maioria que está lendo essa coluna provavelmente já passou por uma situação, com algum bichinho, em que houve dificuldade de lidar com as próprias questões emocionais ou com as dele.

Mas e o inverso, você já pensou como funciona? Quanto o seu bem-estar impacta na vida do animal?

Infelizmente, eles podem absorver nossos sentimentos, tanto os bons quanto os ruins: medos, inseguranças, alegrias, tristezas, ansiedade, estresse, calma e tranquilidade.

Assim como eles são condicionados a se adaptar às rotinas dos tutores, aquém do que muitos pensam ser só adestramento, os animais nos observam e compartilham conosco tudo. Isso explica muitos comportamentos semelhantes, doenças similares, oscilações de humor, latidos sem explicação, demarcação de território depois de anos juntos sem essa atitude, entre outras.


O que alguns chamam de energia, outros de vibe, ou ainda apenas humor diário, aqui chamaremos de saúde emocional. Autocuidado nesse ponto é tão importante quanto amor, comida, água ou lar que você dá para ele.


A boa notícia é que existem muitas maneiras de ajudá-lo. Em primeiro lugar, claro, cuide-se e cuide para não levar para o seu lar frustrações, raiva, etc. Como segundo ponto, observe as mudanças do seu pet, mesmo que aparentemente mínimas, e leve-o ao veterinário para descartar qualquer problema físico. Por último, se faz sentido para você, se seu dia a dia anda mais complicado, busque ajuda terapêutica para ele também, certamente ajudará.

E então, você já observou hoje como andam as suas emoções e o quanto elas podem estar impactando no seu amigo de patas?


Alana de Andrade Reis

Terapeuta especializada em Terapias Integrativas para Animais e diretora da Terapet Auqmia Zen @terapetauqmiazen




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo