top of page

O VETERINÁRIO ENCAMINHOU MEU PETPARA UM NEUROLOGISTA... E agora?


É comum os tutores ficarem assustados e com dúvidas quando recebem a indicação de consulta neurológica para seu animalzinho. Mas calma, vamos explicar os motivos e tirar suas dúvidas sobre o que é e o que acontece em uma avaliação neurológica.

A neurologia veterinária é a especialidade que trata problemas relacionados ao sistema nervoso do animal. Tal sistema é composto por cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos e gânglios (sistema nervoso periférico), além de meninges e líquor.

Quando ocorre alguma lesão nessas estruturas, é possível que o médico veterinário que realizou o primeiro atendimento encaminhe o seu paciente para uma avaliação neurológica.

Mas que tipo de problemas são considerados “neurológicos”?

Diversas são as lesões que podem acometer o sistema nervoso, sendo mais comuns as que ocasionam perda de movimentos, crises convulsivas, alterações de equilíbrio, paralisia, disfunções cognitivas, entre outras.

Fique atento aos sintomas que indicam algum problema no sistema nervoso:

* Paralisia

* Convulsões

* Perda de equilíbrio

* Alteração do comportamento

* Dores na coluna

* Dificuldade de locomoção ou perda de movimentos

* Andar em círculos

* Tremores

* Surdez

* Intolerância a exercícios físicos

* Cegueira súbita

* Agressividade

* Latir ou miar compulsivamente


Apesar de dificilmente se regenerar, com o apoio de um neurologista veterinário, a chance de eficácia no tratamento de afecções desse sistema aumenta consideravelmente. Por esse motivo, é importantíssimo que os colegas veterinários estejam dispostos a firmar parcerias com neurologistas de sua confiança e encaminhem seus pacientes o mais breve possível. Quando se trata de alterações neurológicas, a corrida contra o tempo é fundamental.


Mas levando meu pet para avaliação com neurologista, já sairei com o diagnóstico?

Infelizmente muitas vezes a resposta é não!

Essa dúvida é muito frequente na maioria dos tutores quando há o encaminhamento do pet por parte do veterinário clínico para o veterinário neurologista.

Mas então, se eu não vou sair da consulta com um diagnóstico e tratamento, por que devo consultar?

Você deve levar seu animalzinho para atendimento especializado, pois esse é o primeiro passo para descobrir o que está acontecendo com ele. Na consulta com o neurologista, você precisa ir com um certo tempo, pois nela haverá uma longa conversa detalhada com o tutor, na qual o neurologista receberá todo o histórico do paciente. Após isso ele realizará a avaliação de todas as manifestações clínicas apresentadas, tentará entender a evolução do quadro, além de realizar exame clínico geral completo e exame neurológico. Somente assim o neurologista vai iniciar a investigação para chegar às possíveis causas do problema. Com isso, o médico veterinário neurologista deve ser capaz de lhe dizer a “neurolocalização” (local do sistema nervoso que está acometido) e solicitar corretamente os exames complementares que são indicados para o caso.

É claro que, ao término da consulta, o neurologista terá algumas suspeitas da etiologia (causa) da doença. Você já sairá da consulta com muitas dúvidas esclarecidas, mas realizar os exames solicitados é fundamental para chegar a um diagnóstico correto e ao tratamento adequado para seu pet.

Mas se meu orçamento é baixo, vale a pena mesmo assim consultar?

Sim! Pois nesse caso o neurologista é o mais capacitado para fornecer um tratamento paliativo e manejo correto do paciente neurológico, fornecendo, assim, mais qualidade de vida a ele. Mas devemos ter em mente que um diagnóstico sempre é o melhor caminho, pois sem ele não há como prever a evolução do caso.

Então, se o seu animalzinho apresenta algum sinal que você suspeita ser neurológico, procure imediatamente um clínico geral para identificar o que está acontecendo e realizar o encaminhamento, se for necessário; ou procure diretamente um neurologista veterinário da sua confiança.


Silviane H. Silveira

Médica Veterinária com especialização em clínica geral, farmacologia e neurologia veterinária


INSTA @silvi.hs WhatsApp: (54) 9 8119.7928

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page