A importância de uma monitoração anestésica adequada

ANESTESIOLOGIA | Alexsandro Teixeira

A anestesiologia veterinária foi uma das grandes especialidades que se desenvolveu muito rápido a partir dos anos 2000. Medicamentos anteriormente restritos à medicina humana, novos equipamentos, novas técnicas anestésicas e a capacitação de médicos veterinários especializados na área fizeram com que a qualidade do serviço prestado provesse maior segurança e qualidade para os pacientes. Diminuindo, assim, os riscos inerentes a uma anestesia geral, principalmente quando se tratavam de animais idosos e/ou com problemas de saúde.

O bloco cirúrgico foi ganhando equipamentos que antes não existiam, como aparelho de anestesia inalatória, bombas de infusão e monitores multiparamétricos. A anestesia deixou de ser administrada de forma arcaica e com pouquíssimo controle e passou a ser realizada de forma mais profissional, agregando qualidade e melhorando a recuperação dos pacientes.






Com isso, a monitoração ganhou destaque, sendo de fundamental importância para uma anestesia mais segura, desde que observada e operada por profissional capacitado (no caso o anestesista). Parâmetros básicos como frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura corporal, frequência respiratória e oximetria de pulso tornaram-se verificações frequentes no transoperatório, obrigando a se ter um profissional que cuidasse exclusivamente dos sinais vitais, controle da dor e plano anestésico do paciente.

Na medida em que o anestesista veterinário vai se aperfeiçoando em técnicas e equipamentos, novos parâmetros vão sendo agregados à rotina de trabalho, melhorando ainda mais a monitoração e a segurança do procedimento cirúrgico. Lembrando que riscos sempre existem, em todos os tipos de procedimentos. No entanto, as chances de acontecer algum evento grave em decorrência da anestesia em pacientes que são bem monitorados e realizam os exames pré-operatórios necessários são bem menores.

Quando seu pet precisar passar por algum procedimento cirúrgico, aconselho verificar se o local onde ele fará essa cirurgia conta com equipamentos apropiados e, principalmente, com um profissional especializado em anestesiologia. Assim seu pet fica seguro e você, tutor, fica tranquilo.


Dr. Alexsandro Teixeira Médico Veterinário com especialização em Anestesiologia

WhatsApp: (54) 9618.1679 @alexvetlavras

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo