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Elluc: uma empresa preparada para explodir no mercado pet

Entrevista: Adriana Schio


O pioneirismo e a inovação pulsam no DNA da Elluc Agronegócios desde o surgimento da empresa, há 15 anos. A distribuição dos conceituados produtos da Pet Society logo tornou a Elluc reconhecida e respeitada no mercado. Mas sua trajetória e visão de futuro foram muito além. Agregou ao seu portfólio duas dezenas de outras marcas, todas referências nos seus nichos, e tomou para si uma importante missão: a educação e a formação dos profissionais dos centros de estética desse mercado, inicialmente de maneira consultiva e informal, e desde novembro de 2020 de forma profissional e estruturada com a criação da Elluc Academy. O objetivo é nobre: preparar e capacitar mão de obra para enfrentar a competitividade e os desafios dos novos tempos. A escola irá formar profissionais nas áreas Gromming, Therapist, Business e Vet. O curso de Groomer Therapist é tão inovador que está tendo procura por profissionais de todo Brasil e logo estará disponível também na modalidade EAD.


Agora a Elluc lança mais um inovador projeto, o e-commerce com mais de 600 produtos cadastrados para atender o mercado veterinário B2B em todo país, com plataforma própria e logística robusta para o transporte de produtos com grandes volumes. Quem está, desde 2006, no comando da empresa e à frente de todas essas inovações, liderando um time de 25 pessoas, é o empreendedor Luciano Cabral Costa. Empresário de 40 anos, casado com a Paula, pai do Bernardo, de 5 anos, e do cãozinho Rock Jr, Luciano carrega a inquietação, o talento e a energia dos vencedores. Ele conversou com a revista PetSerra. Nesta entrevista exclusiva conta os “segredos” do sucesso dos 15 anos da Elluc e antecipa as novidades que a empresa está preparando daqui para a frente. Vem coisa muito boa por aí. Confira!


A Elluc nasceu há 15 anos como distribuidora de produtos para uso veterinário, inicialmente da marca Pet Society, uma das principais marcas de cosméticos para pets do mundo. Como foi o início dessa história e como surgiu a oportunidade de distribuir os produtos da Pet Society?

Recebi o convite de um amigo para abrir uma distribuidora no mercado veterinário. Estudei o mercado para ver como seria a tendência para os próximos anos e resolvi aceitar, então abrimos a Elluc em setembro de 2006. Em outubro tinha uma feira em São Paulo que existe até hoje, a Pet South America, uma das maiores feiras do mundo na área pet. Fomos na feira para buscar fornecedores e um dos primeiros fornecedores que vimos quando entramos no evento foi a Pet Society. Apesar de ser uma empresa antiga na área humana, eles estavam se lançando na área pet. Apresentamos o nosso projeto e prontamente recebemos a distribuição para o Rio Grande do Sul. Passamos a distribuir os produtos e ficamos juntos na sociedade até o final de 2017, quando assumi sozinho a empresa. Nessa época a Pet Society era distribuída por outra empresa que possuía muitas outras marcas, inclusive de cosméticos. E nós colocamos foco na linha Pet Society e hoje somos líderes de mercado. Então foi assim que começou a distribuição da Pet Society, que hoje é a maior empresa de cosméticos do Brasil e uma das maiores do mundo. O Rio Grande do Sul é dividido em duas distribuidoras e temos exclusividade na metade norte do estado.


Com o passar do tempo outras marcas foram agregadas ao portfólio da Elluc. Com quais marcas vocês trabalham hoje e com foco em quais perfis de público?

Durante muito tempo atuamos forte no segmento de estética, mas nunca deixando de fomentar o segmento vet para clínicas, mais voltado para os dermocosméticos. Trabalhamos bastante com a SoftCare, que é uma linha que o veterinário tem aderido muito nos últimos tempos, por ter um conceito diferenciado e ser baseada em bioativos naturais. Os dois segmentos estão muito próximos. Hoje trabalhamos com 20 marcas: a Pet Society com todo o seu guarda-chuva de marcas (Hydra, SoftCare, Beeps, Pet Society Super Premium, Megamazon e PS Care), a ByBecker, MBS Grooming, Plenitude, Propetz, Kiklon, Andis, Oster, Wahl, Bass, Show Tech, Pure Shower, BePet e Kong.


Desde o início e ao longo destes 15 anos a Elluc sempre focou o mercado B2B. Esse continuará sendo o foco da empresa ou o mercado B2C também está em estudo?

Não, vamos permanecer no mercado B2B. Partimos do princípio de que temos uma relação de muita fidelidade com os nossos clientes. E quem são nossos clientes? Os lojistas, o proprietário do banho e tosa, o dono da loja, o veterinário que é dono do próprio negócio... e não abriria uma empresa focada no B2C tendo eles como parceiros. Estaria me tornando concorrente dos nossos clientes. Mesmo com o e-commerce, nosso foco permanecerá sendo o B2B.


A Elluc é uma empresa reconhecida e respeitada pelos seus clientes por ter seu foco na área grooming, da qual se tornou especialista prestando um serviço que vai muito além de apenas fornecer produtos. Quais são os principais diferenciais da Elluc e ao que vocês atribuem esse sucesso e reconhecimento alcançados ao longo desses 15 anos?

Primeiramente uma das coisas que mais nos trouxe sucesso e reconhecimento no mercado foi a preocupação com o negócio do nosso cliente, que precisa ser saudável e rentável. E como podemos contribuir com isso? Orientando o cliente para que ele tenha consumo consciente dos produtos, usando a quantidade realmente necessária nos banhos, gerindo melhor a sua empresa por meio dos controles que orientamos nos treinamentos. Uma coisa é vender aquilo que o cliente quer comprar, outra é vender aquilo que ele precisa ter. Além disso, treinamos os clientes para que tenham a utilização correta e o menor custo na execução dos serviços, pois o sucesso do cliente acaba sendo também o sucesso da Elluc. Não menos importante é o nosso quadro funcional: as pessoas que trabalham na Elluc são engajadas, comprometidas e felizes com o que fazem. Prezamos pela transparência, por isso todos sabem a estratégia da empresa, o faturamento, os custos e os objetivos que queremos alcançar.


Em novembro de 2020 a Elluc lançou um audacioso e inovador projeto dentro do seu portfólio de produtos e serviços: a Elluc Academy. Como nasceu esse projeto e com quais objetivos?

Começamos a planejar em novembro de 2019 e as atividades iniciaram um ano depois. Desde o início a Elluc primou pelo conhecimento, promovendo palestras, workshops e cursos de educação continuada com os principais profissionais de estética do Brasil e internacionais. Quando começamos, há 15 anos, os clientes davam banho nos cães com sabão em barra. E nós apresentamos um produto inovador, que precisava diluir em quatro partes na época (agora são em 10) e que tinha uma secagem mais rápida. Era uma mudança de realidade muito grande, porém necessária, pois sempre acreditamos que o profissional que tiver formação e conhecimento saberá discernir entre uma coisa boa e outra não tão boa. Hoje temos muitos profissionais brasileiros que são campeões mundiais, inclusive da nossa marca. A Academy surgiu justamente por uma demanda desse mercado: formar um profissional diferenciado e mais completo.


Qual a estrutura e os diferenciais da escola?

Falamos que somos uma escola, não somos um curso. Temos método de ensino, pedagoga, todo um cronograma curricular, material didático pedagógico com apostila completa, justamente para dar prosseguimento nos conhecimentos transmitidos aos alunos. A nossa escola tem um modelo de ensino sistêmico, baseado em processos. Todos esses processos foram estudados, filmados e replicados. Nosso curso começou com 64h/aula, hoje já estamos entregando 78h/aula e mais duas aulas virtuais. Nossa apostila tem 84 páginas e ainda está sendo repaginada, buscando sempre conteúdos de qualidade e a evolução contínua. Temos quatro avaliações na escola, sendo três práticas e uma teórica. A nossa equipe de professores é multidisciplinar e todos têm mais de cinco anos de experiência. Como numa faculdade, temos professores especialistas nas suas áreas, como em gato e em dermatologia. Outro diferencial é o ambiente virtual que oferecemos: um portal educacional onde os alunos podem acessar as aulas pela internet e fazer os exercícios. Por meio do nosso ambiente virtual, o aluno poderá acompanhar todas as mudanças e evoluções do mercado, podendo rever os processos a qualquer tempo e atualizar-se com as novas tecnologias. Temos, ainda, aulas específicas de Golden (raças grandes) e de gatos, tendo em vista que o mercado de felinos cresce duas vezes a velocidade do de cães no Brasil. Nossa estrutura física também é muito bem equipada. Oferecemos um auditório amplo para as aulas teóricas e modernos equipamentos para as aulas práticas.


Como funciona a metodologia focada no ensino sistêmico e em processos adotada pela Academy e que benefícios esse método traz para a formação dos alunos?

Vamos dar um exemplo que ocorre diariamente em nossos clientes: o tutor chega até a estética e quer escolher o profissional que irá atender o seu pet. Se a estética possui vários profissionais, e um presta o serviço melhor que o outro, é porque falta padrão no atendimento. Diante disso, desenvolvemos o nosso ensino baseado em processos de padronização, para oferecer uma qualificação mais ampla e assertiva.


A escola oferece formação em quatro áreas: Gromming, Therapist, Business e Vet. Qual é o foco de cada uma delas e que perfil de profissionais irão formar?

O Grooming, como o nome já diz, vai formar profissionais para a área estética. É direcionado para quem já trabalha nesse mercado e quer ter formação e mais conhecimento, ou para aquelas pessoas que querem entrar no mercado veterinário e viram na estética uma possibilidade de abrir o seu negócio e já sair trabalhando. Já o curso de Therapist é inovador, exclusivo no Brasil. Ele foi criado pela necessidade de os tratamentos prescritos pelos médicos veterinários serem aplicados corretamente. Até então, esses tratamentos eram aplicados por um esteticista, ou em casa, pelo próprio tutor, não atingindo a melhora e evolução esperadas em 30% dos casos. O groomer therapist será o responsável por receber os pets em tratamento e fazer as aplicações prescritas pelo veterinário nos centros de estética. Junto a isso, temos um protocolo de acompanhamento do tratamento, que chamamos de PAT. Nessa plataforma o médico veterinário pode acompanhar semanalmente o tratamento do pet e se está trazendo os resultados esperados. Já o Business é para formar gestores, capacitando o proprietário para melhor gerir o seu negócio. Estamos formatando o Business para trabalhar não somente o processo de gestão e produção, mas também áreas relacionadas, como vendas, marketing, etc. E em breve teremos ainda o Vet, que nem está formado e será focado no auxiliar do veterinário.


A Elluc está lançando o seu projeto de e-commerce que vai permitir atender o mercado veterinário B2B em todo o Brasil, com plataforma própria e logística robusta para o transporte de produtos com grandes volumes, entre outros diferenciais. O que os clientes podem esperar desse novo investimento da Elluc?

Será um e-commerce em nível nacional com uma plataforma específica e profissional, que terá integração com uma das maiores redes de logística do Brasil. Com essa integração, a nossa logística atenderá com eficiência e agilidade todo o território nacional. O nosso e-commerce terá um diferencial muito competitivo, pois criamos um programa de vendas on-line de forma ativa, onde a busca por clientes é feita através de ferramentas de redes sociais e de whats, por meio de listagens de domínios públicos. Essa ferramenta e as estratégias que desenvolvemos devem no mínimo multiplicar as nossas vendas atuais em cinco ou seis vezes, revolucionando nossa área comercial. Também temos um blog que gera conteúdo e visibilidade ao nosso e-commerce.


Sempre foi uma preocupação da Elluc atender bem os clientes durante toda a jornada de compra, incluindo suporte no pós-vendas. Foi isso que fez a empresa enxergar uma oportunidade na prestação de serviços de assistência técnica para o conserto de equipamentos, afiação de lâminas e de tesouras, entre outros serviços?

A assistência técnica também é uma demanda de mercado, sendo um suporte, uma segurança e uma comodidade para o cliente. As marcas normalmente focam a assistência nos prazos de garantia e nós temos a vantagem de oferecer esse serviço após esse prazo. Também estamos buscando as certificações de assistência técnica autorizada com várias marcas. Independente se o cliente comprou de nós ou não, a Elluc oferece esse serviço como um diferencial.


Além de disponibilizar em seu portfólio todos os equipamentos e insumos necessários para a abertura de um centro de estética, a Elluc fornece também toda a assessoria para os clientes que querem montar o seu banho e tosa. Como funciona esse serviço?

Sempre foi um dos nossos diferenciais esse serviço consultivo: assessorar o cliente para ele abrir o seu petshop da maneira mais assertiva possível. Assessoramos tanto na escolha do local e da região quanto nos produtos e equipamentos que ele precisa adquirir. Fazemos também o acompanhamento nos primeiros meses de vida desse cliente, para ver se o negócio está funcionando da maneira como orientamos.


Quantos petshops a Elluc ajudou a montar nesses 15 anos?

Já chegou a ser um ou dois pets por semana. Ao longo desses 15 anos, assessoramos o nascimento de aproximadamente 400 centros de estética, sendo que a maioria deles ainda são nossos clientes. A Elluc está sempre se movimentando e crescendo, só neste primeiro semestre do ano já contabilizamos 87 novos clientes.


A inovação sempre esteve no DNA da Elluc, tanto que ela foi pioneira no uso de tablets para venda na região da Serra Gaúcha, direcionando a sua força de trabalho juntamente com a tecnologia e a valorização da sua equipe para melhor atender os clientes. Quais outras novidades estão sendo preparadas para surpreender o mercado?

Além das inovações dentro dos negócios que temos hoje, estamos abrindo uma nova empresa, mas não no mercado veterinário. Estamos dando um passo além e estamos abrindo uma empresa no mercado cosmético e de saúde – a Água Doce Distribuição de Cosméticos. Vamos fornecer produtos cosméticos e de saúde para uso em hospitais e clínicas humanas. Recebemos um convite da BrasCare e Orgânia, oriundas de uma das principais empresas de ingredientes cosméticos do mundo e a principal em matéria-prima hoje no Brasil. Será um novo desafio em um mercado novo para nós, que é quatro vezes maior que o mercado pet, mas também mais competitivo. Mas se é competitivo significa que é bom. Na área pet estamos com muitas novidades já colocando em prática, como o e-commerce. Na escola vamos partir para cursos à distância na modalidade EAD, pois percebemos aceitação em muitas regiões do país. A procura tem sido muito grande, tanto que já temos cinco turmas montadas só esperando o lançamento do EAD, sendo o Therapist o primeiro curso a ser lançado e, posteriormente, o Business. Estamos sempre buscando algo novo, pois os desafios são o que nos move.


O que vocês percebem que mais mudou na área da estética animal ao longo desses 15 anos de atuação da Elluc? E como enxergam o futuro deste segmento e do mercado pet como um todo?

Vislumbro um futuro promissor. O segmento pet está longe do topo do mercado, ele ainda está numa subida muito forte e vai continuar nessa escalada nos próximos anos. Vai sobreviver nesse mercado quem estiver preparado, não será mais um mercado para amadores. É só olhar o caso recente da compra da Hercosul pela BRF. A tecnologia terá muito espaço daqui para frente, seja em agendamento de banhos por aplicativos, venda por e-commerce regional, etc. Acho que o futuro caminha nessa direção, e o petshop que parar no tempo e não investir na capacitação da sua equipe e em tecnologias para conhecer, entender e atender com excelência os seus clientes ficará para trás.


E o futuro da Elluc, quais são as perspectivas?

A Elluc é uma empresa que vai crescer muito nos próximos anos: criamos e inovamos muito ao longo do tempo, nos preocupando com cada detalhe, construindo uma base sólida e bem estruturada. Em todos os 15 anos da empresa, nunca estivemos tão bem preparados como agora.


Elluc Agronegócios

Rua Ettore Lazzarotto, 68 • Santa Catarina Caxias do Sul-RS • Telefone: (54) 3028-8399

(54) 99202.8262

www.elluc.com.br

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