top of page

A Importância de um plano nutricional estratégico para cada paciente pet

Atualizado: 15 de dez. de 2023



Nossos pacientes são extremamente especiais para as suas famílias, por isso, é possível notar o aumento do interesse em investir em saúde preventiva. A nutrição é a base para a manutenção da vida e a prevenção de doenças. Já dizia o sábio Hipócrates, há muitos séculos: “que o seu remédio seja o seu alimento, e o seu alimento seja o seu remédio”.


O principal papel da nutrição é fornecer quantidades adequadas de nutrientes essenciais, a fim de suprir a necessidade fisiológica de cada animal. Porém, cada organismo tem necessidades diferentes, de acordo com sua genética, estilo de vida, entre outros fatores. E a alimentação e o estilo de vida farão com que esses fatores se expressem, fazendo com que nós tenhamos que escolher o que nós queremos que o nosso corpo expresse: saúde ou doença? Essa reflexão faz com que nós, em nossa rotina diária, optemos por fazer escolhas melhores, tanto para nós, como para os nossos queridos “filhos de quatro patas”.


Com certeza, não é correto: o excesso de petiscos não apropriados e industrializados; não saber escolher o alimento ideal; não saber qual a quantidade, frequência e maneira de oferecer o alimento; dietas caseiras desbalanceadas (sem orientação de profissional capacitado); modalidades de dietas sem biossegurança e sem comprovação científica; manter um pet em um quadro de obesidade e inflamação crônica, o que fará com que doenças se manifestem; entre outras más escolhas.



O profissional especializado em nutrição veterinária saberá orientar a melhor modalidade de alimentação, direcionando a escolha da dieta, baseando-se nas necessidades do paciente, dos tutores responsáveis, da rotina familiar, do orçamento mensal disponível para alimentação, entre outros diversos fatores individuais de cada atendimento. Além disso, ele poderá prescrever nutracêuticos, suplementos, fitoterápicos e sugerir outras terapias integrativas, além de encaminhar o paciente para outros especialistas, se julgar necessário.

Não há certo e errado: a alimentação natural não serve para todos e as rações comerciais não servem para todos. Alguns podem se alimentar de uma dieta mais variada, outros precisam seguir um plano dietético único, isso varia de acordo com cada paciente.


O atendimento especializado garantirá que o seu pet está recebendo a melhor nutrição possível, evitando o surgimento de doenças e/ou auxiliando no tratamento delas, visando a longevidade e qualidade de vida.

“Te ajudo a melhorar a qualidade de vida do seu pet através da nutrição.”


Atendimento volante em clínicas e hospitais de Caxias do Sul e Serra Gaúcha,

atendimento domiciliar e consultoria online para qualquer local.


Por Stephanie Schneider

Médica Veterinária especializada em Nutrição Veterinária

(54) 9 9209.8770

@stenutrivet


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page